terça-feira, 30 de outubro de 2007

Aí, vai mais uma receita da gastronomia paraense: o delicioso Arroz Paraense.

Arroz Paraense.
Ingredientes
  • 1/2 kg de camarão do Maranhão (descascado)
  • 1/2 kg de arroz
  • 2 maços de jambú
  • 1 kg e 1/2 de tucupi ou água (opcional)
  • 1 tomate
  • 1 cebola
  • 1 pimentão verde
  • cheiro verde
  • alho
  • oléo
  • coloral

Modo de Fazer: Em uma panela refogue o camarão (descascado e lavado) com todos os temperos, em seguida coloque o jambú (picadinho) e o arroz. Misture tudo. Por último, jogue o tucupi ou a água (fervendo). Deixe secar.
Está pronto para servir.
Rendimento: 8 porções.

Por Valéria Mariana

sábado, 27 de outubro de 2007

Olha o rango!!!!!


Receita do nosso delicioso tacacá!




  • 1/2 kg de camarão do Maranhão.


  • 4 maços de jambu.


  • 3 lts de tucupi.


  • 1 kg de goma.


  • chicoria,alfavaca e alho.


Modo de fazer: Prepare a goma e reserve em uma panela;ferva o tucupi,a chicoria,alfavaca e o alho.Limpe o jambu e o deixe cozinhar (reserve). Limpe o camarão.Sirva em cuias.


Por Valéria Mariana da Silva.

Foto: Divulgação.


Fique por dentro!


O "Sempre Um Papo", projeto da Companhia Vale do Rio Doce, traz à Belém o gaúcho Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras. Ele
é o convidado da próxima edição do debate e lançamento do livro
"O texto: Ou, A Vida" (Bertrand Brasil).
O evento acontece no próximo dia 31 de outubro, quarta-feira, às 19h30 no Teatro Gasômetro (Parque da Residência). A entrada é gratuita. Não perca.

EQUIPE EDITORIAL DO BLOG CULTURAEMQUESTAO!


EQUIPE:Ana Lúcia Silva,Adenílson Malato,Priscila Araújo,Luciano Rodrigo e Valéria Silva.

Conheça melhor...

Ver-o-Pseo: A cara do Pará.






Cosntruído em 1688, o complexo do Ver-o-Peso, principal cartão postal do Pará, é formado por dois mercados: o de Peixe e outro de Carne, e uma imensa feira. Ao todo, são 26,5 Mil m2 onde estão instaladas 2 mil barracas e casas comerciais populares que comercializam carnes, peixes, hortigranjeiros, ervas medicinais, vestuário, produtos importados, entre outros.




A praça de alimentação oferece ao cliente um rico cardápio da culinária regional por preços acessíveis. Marcante por seu legado cultural, o Ver-o-Peso desempenha um papel importante na economia local, onde é distribuido alimentos para abastecimento das cidades vizinhas. Além de abrigar o maior entreposto pesqueiro da América Latina, destaca-se pela grande diversidade de atividades comerciais que geram renda para aproximadamente 5 mil pessoas.




Dentro do complexo Ve-o-Peso, há também uma feira específica para comercialização do açaí, fruto tipicamente regional, cujo vinho serve de alimento diário para uma grande parcela da população.








Turismo




Dentro do enfoque turístico, o Ve-o-Pseo é apontado em uma pesquisa de uma empresa internacional de turismo, com um dos mil locais do mundo que não deve ficar de fora do roteiro de viagens. O complexo é o único lugar do Pará em que os turistas vêm exclusivamente para visitá-lo. Por tanto, conheça o nosso "Veropa" e sinta-se em casa.








Por Adenilson Malato.
Foto: Luciano Pinto



terça-feira, 23 de outubro de 2007

Programe-se


A dulpa sertaneja Edson $ Hudson farão show da turnê "Galera Coração" no Cidade Folia no próximo dia 14 de Novembro, a partir das 22h. Os músicos farão apresentações dos seus grandes sucessos, tais como "Azul", canção que consquistou fãs de todo o Brasil, "Festa Louca", "Porta Retrato", "Deixa eu te amar", "Ciúme exagerado", "Rabo de Saia", "Entra na Arena", "É Amor Demais", "Abre a Janela", "Galera Coração", "Tá no meu coração", "Não tem dia, não tem hora", entre outros sucessos.

Um dos grandes diferenciais da dupla que está há 26 anos na estrada, é que, além de bons cantores, também são compositores. Neste álbum, nove canções são de autoria de Edson. A guitarra e o violão são tocados por Hudson, arranjos que estão presentes em todas as faixas do CD.
Para que o público não perca nenhum detalhe do show, a produção do evento vai colocar três telões de alta definição, que proSjetarão as imagens dos artistas no palco. Vai ser show!
Serviço: Show Edson & Hudson. Dia 14 de novembro no Cidade Folia, a partir das 22h. Ingressos e camarotes nas Centrais Iguatemi, Castanheira e Braz.

Informações: 3242-7766.


Por Luciano Pinto

Foto: Divulgação.

Em Cartaz!



Se liga na nossa dica dos filmes que estão em cartaz nos cinemas da cidade...



Ligeiramente Grávidos


Título original: (Knocked Up, EUA, 2007)


Gênero: Comédia


Censura: 16 anos


Duração: 129 minutos


Url: http://www.knockedupmovie.com/


Data de estréia: 19/10/2007


Diretor: Judd Apatow


Elenco: Seth Rogen (Ben Stone), Katherine Heigl (Alison Scott), Paul Rudd (Pete), Leslie Mann (Debbie), Jason Segel (Jason) Jay Baruchel (Jay), Jonah Hill (Jonah), Martin Starr (Martin), Charlyne Yi (Jodi), Iris Apatow (Charlotte), Maude Apatow (Sadie), Joanna Kerns (Mãe de Alison), Harold Ramis (Pai de Ben), Alan Tudyk (Jack), Kristen Wiig (Jill), Bill Hader (Brent), Ken Jeong (Dr. Kuni), Tim Bagley (Dr. Pellagrino), Loudon Wainwright III (Dr. Howard).



SINOPSE: Alison Scott (Katherine Heigl) é uma jovem bonita e ambiciosa, que está para estrear como repórter de uma importante emissora de TV. Ben Stone (Seth Rogen) e seus 4 amigos dividem o aluguel de uma casa bagunçada, sendo que todos insistem em se manter na adolescência mesmo já tendo 20 e poucos anos. Alison e Ben se conhecem numa boate e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Alison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele. A notícia faz com que Ben passe a questionar sua própria vida, além de aproximar duas pessoas que preferiam jamais ter se conhecido.





Onde: Moviecom São Pedro - Sala 03 - legendado 19h10 (sex a qui) - 14h10 - 19h10 (sáb, dom e feriado)



Tropa de Elite


Título original: (Tropa de Elite, BRA, 2007)


Gênero: Ação


Censura: 16 anos


Duração: 118 minutos


Url: http://www.tropadeeliteofilme.com.br/


Data de estréia: 12/10/2007


Diretor: José Padilha


Elenco: Wagner Moura (Capitão Nascimento), Caio Junqueira (Neto), André Ramiro (André Matias), Milhem Cortaz (Capitão Fábio), Fernanda de Freitas (Roberta), Fernanda Machado (Maria), Thelmo Fernandes (Sargento Alves), Maria Ribeiro (Rosane), Emerson Gomes (Xaveco), Fábio Lago (Baiano), Paulo Vilela (Edu), André Mauro (Rodrigues), Marcelo Valle (Capitão Oliveira), Erick Oliveira (Marcinho), Ricardo Sodré (Cabo Bocão), André Santinho (Tenente Renan), Luiz Gonzaga de Almeida, Bruno Delia (Capitão Azevedo), Alexandre Mofatti (Sub-Comandante Carvalho), Daniel Lentini




SINOPSE: "Tropa de Elite", o trabalho mais recente do diretor José Padilha, conta a história de dois amigos de infância, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro). Um pertence à classe média e outra à classe baixa, filho de uma doméstica. Um é branco, outro é negro. De cara, um retrato do Brasil. Os amigos realizam um sonho de infância e se tornam policiais militares. Já dentro do sistema, a dupla se revolta com a forma como o sistema se protege e de como trabalha, única e exclusivamente, para resolver os seus problemas, não os da sociedade a quem devia servir.Decepcionados e por dentro da realidade da PM do Rio de Janeiro, eles entram para o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), que apesar de ser um braço da corporação, na prática age de modo diferente dos policiais que usam a farda azul. Já no batalhão dos caveiras, um deles morre e o outro vira o sucessor do Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura.





ONDE: » Moviecom São Pedro - Sala 02 - nacional 14h20 - 16h40 - 19h00 - 21h25 (sex a qui) - 14h20 - 16h40 - 19h00 - 21h25 (sáb, dom e feriado)

Putz! A Coisa Tá Feia


Título original: (The Ugly Duckling and Me!, França / Alemanha / Irlanda / Inglaterra / Dinamarca, 2006)


Gênero: Animação


Censura: Livre


Duração: 90 minutos


Url: http://www.putzacoisatafeia.com.br/


Data de estréia: 05/10/2007


Diretor: Michael Hegner e Karsten Kiilerich


Elenco: Vozes de Kim Larney (Feio - bebê), Márcio Garcia (Feio - adulto - versão brasileira), Morgan C. Jones (Ratso / Frank), Tadeu Melo (Ratso - versão brasileira), Paul Tylack (Wesley), Anna Olson (Phyllis), Larissa Queiroz (Phyllis - versão brasileira), Gary Hetzler (Stan), Barbara Bergin (Esmeralda), Michelle Read (Peep Olga), entre outros




SINPOSE: Feio (Kim Larney) é um pato recém-nascido bastante feio. A 1ª coisa que ele viu foi Ratso (Morgan C. Jones), um rato esperto e egoísta que sonha em trabalhar no showbizz e que caiu em cima de seu ovo. Feio logo passa a considerar Ratso como se fosse sua mãe. De início Ratso não gosta da idéia, mas aos poucos vai se afeiçoando a Feio e passa a lhe ensinar como se virar por conta própria.





Onde: » Moviecom SALA 05 - dublado - Horários: 14:40 - 16:30 (sex a qui)



Agora é só escolher o seu filme, se programar e curtir de montão...


Em breve tem mais.





Por Luciano Pinto.

Curta Pará premia os melhores em Belém.


O mês de Outubro, Belém do Pará recebeu as amostras de curtas metragens no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. O cinema nacional ganhou espaço na terra dos paraenses com diversos filmes já premiados em circuito nacional e internacional. O Mostra Curta Pará Cine Brasil, que está na sua 6ª edição, escolheu o Pará para fazer parte da rota dos grandes eventos da área audiovisual do país. É através da mostra que o público tem acesso aos filmes que nunca chegarão ao circuito comercial na cidade. Alguns filmes poderão ser exibidos nos cinemas, em 2008, mas a região Norte poderá ficar fora dessas exibições. Neste 4º ano de realização, o evento já exibiu grandes produções mais recentes, firmando o compromisso em formar novas platéias e novos admiradores do cinema brasileiro.
Durante a apresentação, houve a escolha para o Prêmio Na Figueredo de Melhor Videoclipe Paraense. A grande novidade deste ano foi a exibição de vídeos feitos com celular, numa parceria com o Festival Telemig Celular Art Mov.
A realização da VI Mostra Curta Pará Cine Brasil é da Central de Produção Cinema Vídeo na Amazônia, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio cultural do Hilton Hotel, através da Lei To Teixera, Paratur, Funtelpa, Secretária de Cultura e Governo do Estado do Pará. O evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de Outubro.

Veja os ganhadores:
3º Lugar: O curta ““No principio era o verbo”, de Virginia Jorge, com produção executiva de Poliana Cogo e Virginia Jorge, um curta do Espírito Santo.
2º Lugar: O curta paulista “Saliva”, de Esmir Filho, com produção executiva de Lorenzo Giunta e Simoni de Mendonça
1º Lugar: o curta do Rio de Janeiro, “O Brilho dos Meus olhos”, do diretor Allan Ribeiro

Ganhador de melhor videoclipe:

Com 67 votos, o vídeoclipe “Loirinha Americana” do músico Mestre Laurentino, que teve direção Ronaldo Rosa, roteiro de Renato Chalú e produção de Lany Cavalero, Karina Sampaio e Lívia Soares.
Por Luciano Pinto
Foto: Lidiane Satié

Aconteceu!

Companhia de dança apresentou espetáculo em homenagem a Rui Barata.

A Companhia Municipal de Dança apresentou na última sexta-feira, dia 19, o espetáculo "Degraus", inspirado no poema "Degrau do Inferno" do poeta, compositor e cantor Rui Barata. Essa foi a segunda vez que os bailarinos subiram ao palco para mostrar o espetáculo, montado para a estréia da companhia, em junho deste ano.
A companhia é parte do projeto "Escola de Dança" da Prefeitura de Belém, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação - Semec, através da Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer - Ceal, onde atende quase mil alunos em dez pólos em Belém.
Quem viu o espetáculo, tirou uma conclusão: Projetos sociais são saudáveis e merecem investimentos em todo o Brasil.

Por Valéria Silva.


"Trovadores da Amazônia" se apresentou no Ver-o-Rio.

Declamou poesias no complexo Ver-o-rio, na última sexta-feira (19), às 19h, o grupo de crianças "Trovadores da Amazônia", que faz parte do projeto "Circuito das Artes".
Essa apresentação fez parte da programação "Ver Belém no Ver-o-rio" do programa "Ama Belém", desenvolvido pela prefeitura do município.
O grupo de pequenos Trovadores formados a partir de oficinas literárias do "Projeto Circuito das Artes", despertou logo o interesse do público que esteve presente para a apresentação.

Por Valéria Silva.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Agende-se

A Casa do Catalendas
Da tela da TV Cultura para a Estação das Docas. Confira a programação da Casa. Sessãos abertas ao público:
  • 3ª, 4ª e 5ª Feira - 19h.
  • 6ª e Sábado - 16h e 19h.
  • Domingo - 10h, 14h, 16h e 19h.
Toda Terça-Feira a entrada é franca. Nas 4ª e 5ª custa R$3,00 e R$5,00 de Sexta à Domingo.

Cada sessão dura 2h e tem capacidade para 30 crianças com idade de 5 a 12 anos. Você adquire mais informações sobre a Casa do Catalendas pelo fone: 3212-5563.

Passa lá...



Mangal das Garças
Ponto de lazer em Belém
O Mangal abre suas portas para deixar você mais próximo da natureza. Em pleno bairro da Cidade Velha, às margens do Rio Guamá, este parque oferece à você a oportunidade de se sentir dentro da floresta amazônica. O Mangal tem uma área de 40 mil m2 no entorno do Arsenal da Marinha. As atrações se dividem entre os viveiros com cerca de 150 pássaros, um borboletário com diversas borboletas e bieja-flores da Amazônia, um orquidário com exemplares de todo o Brasil e uma torre de 47 metros de altura para você contemplar todos os horizontes da nossa bela Belém. Há restaurantes compratos da culinária bem paraense e um variado sabor dos sorvetes regionais.
No mês do Círio, o Mangal das Garças ganha um ponto fixo de venda de produto de miriti, fabricado por artesãos do município de Abaetetuba, à 70 km de Belém. Quem for ao Mangal no final da tarde, se encontrará com as revoadas de cerca de 60 garças que sobrevoam o local. Quem passa lá, se apaixona!

Endereço: Passagem Carneiro da Rocha, s/n (Ao lado do Arsenal da Marinha). Bairro da Cidade Velha.
CEP: 66.020-160 / Belém-Pará.
Horário: A partir das 7 horas ( área externa)
Contatos: Fone/Fax (91) 3242-5052.
Restaurante (91) 3242-1056.
Site: http://www.mangaldasgarcas.com.br/
mangal@mangaldasgarcas.com.br
Foto: Luiz Marquês.